TÊXTEIS TÉCNICOS

PROCESSOS DE TRANSFORMAÇÃO E ACABAMENTO

1.    Adesivado: processo aplicado a materiais têxteis que mantém a fixação entre fibras, fios ou têxteis de superfície pela aplicação de adesivo, dependendo o que será adesivado pode-se recorrer a disposição do material via mecânica em camadas, por sobreposição , por arranjo eletrostático, etc.

2.    Alvejado: processo aplicado a materiais têxteis para branquear fibras, fios ou têxteis de superfície através de aplicação de banhos oxidativos ou redutivos, ou de alvejantes óticos.

3.    Chamuscado: processo aplicado a materiais têxteis na forma de fios ou têxteis de superfície com o objetivo de queimar fibrilas superficiais que reduzem o desempenho para determinadas aplicações.

4.    Coating: processo de transformação de materiais no qual aplicam-se resinas poliméricas sobre uma base têxtil, seja tecido plano, tecido de malha ou nãotecido.

5.    Confeccionado: processo de transformação de materiais têxteis visando unir partes de materiais têxteis por costuras com linha, por adesivos ou por costura ultra-sônica, a fim do receber uma forma específica a aplicação final.

6.    Dublado: processo de sobreposição de superfícies têxteis objetivando aspectos estéticos, funcionais, etc. Dependendo as características dos materiais a serem dublados, o processo pode ser por aplicação de adesivos ou por aplicação de temperatura

7.    Estampado: processo de aplicação de imagens na forma de desenhos ou textos em superfícies têxteis por inclusão de corantes ou pigmentos ou corrosão de fibras ou corantes á superfície.

8.    Garzeado: processo que visa o levantamento de fibrilas da superfície de têxteis pela aplicação de contato com guarnição de pontas de arames ou pela aplicação de escovas  de alta velocidade .

9.    Laminado: processo de aplicação de cobertura e/ou sobreposição de materiais resinados ou têxteis.

10.    Lixado: processo aplicado em materiais têxteis, através de tambor ou cilindros recobertos de lixas, com objetivo de romper e fibrilar as fibras que se encontrem na parte mais externa da superfície oferecendo um tato aveludado com fins técnicos ou estéticos.

11.    Navalhado: processo aplicado em materiais têxteis de superfície através de cilindros com navalhas axiais ou helicoidais com o objetivo de eliminar fibrilas superficiais do  material têxtil.

12.    Resinado: processo de aplicação de materiais na forma de monômeros em pó ou líquidos viscosos sobre fibras, fios ou têxteis de superfície , para posteriormente polimerizar esse material e obter resultados  específicos ao tipo de resina aplicada.

13.    Tinto: processo de aplicação de coloração total em fibras, fios ou têxteis de superfície.

Associados

Usamos cookies para personalizar o conteúdo, acompanhar anúncios e oferecer uma experiência de navegação mais segura a você. Ao continuar navegando em nosso site você concorda com o uso dessas informações. Leia nossa Política de Privacidade e saiba mais.