TÊXTEIS TÉCNICOS

COMO SÃO FABRICADOS OS TÊXTEIS TÉCNICOS

Os têxteis técnicos podem ser fabricados na forma de:

1.    Flocos de fibras: material agregado de fibras, classificadas segundo NBR 12744.

2.    Fios, filamentos, cabos, tiras e cordas: têxteis lineares que são classificados não só pelo tipo de matéria prima que compõe o material, mas também pela densidade linear, que é seu título (NBR 13214), torção , resistência a tração, etc.

3.    Tecidos planos: têxteis resultantes do entrelaçamento de fios de trama e fios de urdume, a um ângulo aproximado de 90º, pode ser classificado por sua gramatura (NBR 10589), densidade de fios por centímetro (NBR 10588), ligamento entre os fios (NBR 13460), resistência a tração (NBR 11912 e NBR 14727)

4.    Tecidos de malha por trama: têxteis resultantes do entrelaçamento de um único grupo de fios entre si através de laçadas no sentido da largura do tecido, pode ser classificado por gramatura (NBR 10581), densidade de carreiras e cursos (NBR 12060), ligamentos (NBR 12546), resistência ao estouro (NBR 13384).

5.    Tecidos de malha por urdume: têxteis resultantes do entrelaçamento de fios de urdume entre si  no sentido do comprimento do tecido, pode ser classificado por gramatura (NBR 10581), densidade de  carreiras e cursos (NBR 12060), resistência ao estouro (NBR 13384).

6.    Nãotecidos: estrutura plana flexível e porosa, constituída de véu ou manta de fibras , ou filamentos, orientados direcionalmente ou ao acaso, consolidada por processo mecânico (fricção) e/ou químico (adesão) e/ou térmico (coesão) ou combinações destes, pode ser classificado de diversas formas descrito em manual exclusivo desse material editado pela ABINT.

Associados

Usamos cookies para personalizar o conteúdo, acompanhar anúncios e oferecer uma experiência de navegação mais segura a você. Ao continuar navegando em nosso site você concorda com o uso dessas informações. Leia nossa Política de Privacidade e saiba mais.