NÃOTECIDOS

COMO SÃO FABRICADOS OS NÃOTECIDOS

A produção de Nãotecidos aplica e combina tecnologia de diversas indústrias, como a têxtil, a papeleira, de couro, de plástico, podendo, a qualquer momento, surgir novas tecnologias. 

A produção pode ser descrita como abaixo:

1.    Formação da manta (Web Forming)

A manta, estrutura ainda não consolidada, é formada por uma ou mais camadas de véus de fibras ou filamentos obtidas por três processos distintos:

  • Via Seca (Dry Laid): que inclui os Nãotecidos fabricados:
    • Via carda/ cardagem (carded);
    • Via aérea/ fluxo de ar (air laid).

Esses processos trabalham com matérias-primas na forma de fibras.

No processo Via Carda (Carded),as fibras são paralelizadas por cilindros recobertos de “dentes penteadores”, que formam mantas anizotrópicas, podendo essas mantas às vezes serem cruzadas em camadas.

No processo Via Aérea/Fluxo de Ar, as fibras são suspensas em fluxo de ar e depois são coletadas numa tela formando a manta.

  • Via Úmida (Wet Laid)

No processo Via Úmida (Wet Laid), que também trabalha com matérias-primas na forma de fibras, estas são suspensas em meio aquoso e depois são coletadas através de filtração por um anteparo, em forma de manta.

  • Via Fundida (Molten Laid): que inclui os Nãotecidos fabricados:
    • Por fiação contínua/ extrusão (spunbonded/ spunweb);
    • Via sopro (meltblown).

Esses processos trabalham com matéria-prima na forma de polímeros (materiais plásticos).

No processo Spunweb/ Spunbonded, um polímero termoplástico é fundido através de uma “fieira ”,resfriado e estirado, e posteriormente é depositado sobre uma esteira em forma de véu ou manta. 

No processo Meltblown um polímero termoplástico é fundido através de uma “fieira” com orifícios muito pequenos, e imediatamente um fluxo de ar quente rapidamente solidifica a massa em fibras muito finas, que são sopradas em alta velocidade para uma tela coletora formando a manta. 

2.    Consolidação da manta (Web Bonding)

Após a formação do véu ou da manta é necessário realizar a consolidação (união das fibras ou filamentos), que consiste de três métodos básicos, e podem ser combinados entre si:

  • Mecânico (fricção), que pode ser por:
    • Agulhagem (needlepunched): as fibras ou filamentos são entrelaçados através da penetração alternada de muitas agulhas que possuem saliências / barbelas;
    • Hidroentrelaçamento (spunlaced ou hidroentangled): o entrelaçamento das fibras ou filamentos é feito pela penetração na manta de jatos d’água a altas pressões;
    • Costura (stichbonded): Processo de consolidação ou acabamento através da inserção de fios de costura na manta ou processo sem fios, que trabalha com as próprias fibras do nãotecido para realizar a costura.
  • Químico (adesão), por resinagem (resin bonded): os ligantes químicos (resinas) realizam a união das fibras ou filamentos do nãotecido. Existem vários tipos de processo de resinagem.
  • Térmico (coesão), que é o termoligado (thermobonded): as ligações das fibras ou filamentos do nãotecido são realizadas pela ação de calor, através da fusão das próprias fibras ou filamentos. Dois métodos são utilizados.

Em grande parte dos Nãotecidos os tipos de consolidação acima citados também consistem no próprio acabamento necessário ao produto final.

Associados

Usamos cookies para personalizar o conteúdo, acompanhar anúncios e oferecer uma experiência de navegação mais segura a você. Ao continuar navegando em nosso site você concorda com o uso dessas informações. Leia nossa Política de Privacidade e saiba mais.