INFORMAÇÃO

Imprensa

Como a ABINT encarou 2023 e o que está por vir

31 Jan 2024

Como a ABINT encarou 2023 e o que está por vir

*por Mateus Mesquita Inacio

Não foram poucos os desafios para o setor de Nãotecidos e Tecidos Técnicos em 2023. A dificuldade de acesso às matérias-primas para fabricação de Nãotecidos, a concorrência desleal de produtos importados e o já conhecido Custo Brasil, que impacta diversos setores da nossa indústria, foram apenas alguns deles.

No cenário político econômico, as incertezas locais, como a mudança de governo e a reforma tributária, somaram-se a instabilidades globais, como tensões geopolíticas e instabilidade econômica.

Mesmo assim, nos últimos três anos o setor de Nãotecidos e Tecidos Técnicos Brasileiro investiu mais de R$ 600 milhões em ampliação de capacidade e desenvolvimento de inovações para segmentos estratégicos, como o médico/hospitalar.

No longo prazo, este investimento ajuda a garantir o abastecimento local de matérias-primas fundamentais para a saúde, segurança e conveniência dos brasileiros, e a competitividade da indústria local através da modernização da sua base de ativos. No curto prazo, tem impacto imediato para a sociedade através da criação de empregos e pagamento de impostos, em função da natureza altamente formalizada da nossa indústria.

Neste cenário, a Associação Brasileira das Indústrias de Nãotecido e Tecidos Técnicos (ABINT) e seus comitês, o CTG (Comitê Técnico de Geossintéticos) e o CTH (Comitê Técnico Médico-Hospitalar), têm desempenhado papel imprescindível na divulgação, na profissionalização e na proteção do setor e dos mercados por ele atendidos.

Foram inúmeras ações de promoção da qualidade e das aplicações dos Nãotecidos e Tecidos Técnicos. Destacamos o Patrocínio e apoio em eventos do setor têxtil e afins: ITMA 2023, 2º Fórum de Economia Circular Plástico Sul, 2º Seminário Brasileiro de Filtros, Congresso Internacional Abit 2023.

Outro destaque foi o patrocínio e palestras do CTG ABINT em eventos específicos do segmento de geossintéticos: Regeo&Geossintéticos 2023, 10º Seminário Internacional Dia Mundial da Água ASEC CETESB, Momentos de Tecnologia AESabesp, 37º ANPET - Congresso de Pesquisa e Ensino em Transportes, GEONORTE 2023 e GEOSUL 2023; e também a Presença do CTH ABINT em evento específico do segmento médico/hospitalar: 16º Congresso SOBECC com a palestra “Fiapos, coisas tão pequenas ... Potencial de complicação cirúrgica tão grande!”, ministrada pela Dra. Wava Truscott, PhD MBA;

Ressaltamos, ainda os investimentos em educação: promoção dos cursos periódicos ABINT Tecnologia dos Nãotecidos, organização do 1º Curso Brasileiro de Instalação de Geomembranas, realização da edição 2022/2023 do Prêmio TCC/IC Benedito de Souza Bueno e participação na Semana de Engenharia EESC-USP; e os investimentos em profissionalização: lançamento de 5 novas Cartilhas do Ciclo de Qualidade CTG, participação ativa na ABNT/CEE-175 - Comissão de Estudo Especial de Geossintéticos, e adequação das normas dos dispositivos médicos (máscaras/ aventais/ campos).

Além de aumentar a visibilidade dos produtos, estas iniciativas contribuem para a conscientização sobre a importância das normas técnicas e os riscos relacionados ao seu descumprimento, situação infelizmente comum especialmente nos segmentos médico-hospitalar e de geossintéticos.

O ano de 2023 também foi marcado por diversas conquistas no que tange à defesa comercial do setor. Obtivemos a exclusão dos Nãotecidos e seus produtos derivados da “Lista Covid”, que mantinha em 0% a alíquota de importação de todas as origens; fomos vitoriosos na manifestação contrária à redução temporária de alíquota para 0% para uma das NCMs representadas pela ABINT, com expectativa de decisão também favorável para o pleito de redução permanente; obtivemos, também, a publicação da NOTA TÉCNICA ANVISA Nº 9/2023, em resposta ao pleito do CTH-ABINT, mencionando a importância do atendimento aos requisitos das normas para fabricação, importação e aquisição de máscaras cirúrgicas e aventais hospitalares descartáveis.

Ainda em defesa comercial, em 2024 a ABINT segue no embate contra pleitos que pretendem elevar a taxação de resinas e fibras, prejudicando toda a cadeia produtiva brasileira. E, para preservar a competitividade dos fabricantes nacionais, a ABINT está atenta às movimentações nas negociações de vários acordos comerciais, que pretendem desagravar a tarifa de importação de produtos acabados. Também manterá o foco na regulamentação dos Nãotecidos e Tecidos Técnicos junto às agências reguladoras, agregando valor e trazendo diferencial competitivo aos produtos nacionais.

Em sua atuação, a ABINT conta com uma série de parcerias que exercem papel fundamental nas conquistas obtidas. Estes relacionamentos têm sido construídos ao longo de vários anos, e continuarão a ser sedimentados a partir dos interesses compartilhados dos segmentos que representamos. Como interlocutor principal do macro setor têxtil e de confecção junto às esferas governamentais, a Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit) é um parceiro estratégico, principalmente em questões de Comércio Exterior. A Associação dos Engenheiros da Sabesp (AESabesp), a IGS Brasil e a SOBECC são importantes contrapartes na troca de informações técnicas sobre segmentos especializados da nossa indústria; e diversas outras entidades como a Abiplast, a Abrafiltros, o FIESP/CIESP e a ABMS são companheiros na empreitada de fomentar o desenvolvimento socioeconômico do país.

Desenvolvemos o White Paper “Estratégia de Competitividade Sistêmica do Setor de Nãotecidos e Tecidos Técnicos”, um estudo, que mapeou os desafios e as oportunidades dessa importante indústria, consolida os aprendizados de 2023 e serviu como guia na definição das prioridades estratégicas para 2024. Estamos comprometidos com uma série de ações que, temos certeza, alcançarão novos patamares de sucesso com o engajamento e participação ativa de nossos valiosos associados.

Nos últimos anos, a ABINT se transformou em uma força importante, ganhando robustez e elevando a visibilidade da indústria nacional de não tecidos e tecidos técnicos a patamares sem precedentes. Este crescimento nos capacita a avançar em 2024 com o objetivo ambicioso de fortalecer alianças e promover o desenvolvimento de nossa indústria rumo a um futuro mais sustentável. Contamos com a participação ativa e colaborativa de todos os nossos associados nesta jornada. Juntos, estamos trilhando um caminho de inovação, responsabilidade e crescimento sustentável!

*Mateus Mesquita Inacio é presidente da ABINT

Download Editorial ABINT 2024 « VOLTAR
Associados

Usamos cookies para personalizar o conteúdo, acompanhar anúncios e oferecer uma experiência de navegação mais segura a você. Ao continuar navegando em nosso site você concorda com o uso dessas informações. Leia nossa Política de Privacidade e saiba mais.